Dev & Community Cast #001 – Mobile: Mercado de trabalho e dicas para iniciantes

Está no ar o nosso primeiro episódio sobre mobile!

E pra começar, o tema escolhido foi o mercado de trabalho para desenvolvedores móveis e dicas para quem quer começar carreira nessa área.

Os convidados foram o Alexandre Tarifa, MVP de ASP.Net e CTO do grupo Minha Vida e o GDE e professor universitário da UFG, Marcelo Quinta. O papo teve desde de dicas de como se comportar em uma entrevista, discussão sobre o que é um desenvolver júnior, sênior ou pleno e como se preparar para esse mercado, incluindo sobre participar de eventos de tecnologia e fazer cursos online.

Links / assuntos citados nesse episódio:

  • Parabéns pelo excelente episódio, foram abordados vários pontos muito interessante do mercado de trabalho.

    Em relação aos estudantes, o que tenho encontrado com muita frequência, entre amigos e familiares, é a pessoa entrar para realizar uma graduação na área de TI, você pergunta o que ela está achando e o que está aprendendo, com isso ela responde, “Há estou vendo Python”, e você continua a conversa, “nossa que legal e o que você está aprendendo sobre Python”, em seguida a pessoa desconversa e muda de assunto e diz “Há na faculdade agora estou tendo aulas de Java”, e novamente, você complementa “que legal o que ela está estudando, e o que você já desenvolveu?”, e por fim a pessoa fala “há to começando agora”.

    Em resumo hoje a pessoa entra na faculdade para cursar uma graduação, e espera que caia tudo em seu colo, que o professor tem a obrigação de lhe ensinar tudo o que é necessário e que ao concluir a graduação , conseguirá um emprego ganhando 5k mês, para ele fazer o que der na telha.

    A pessoa não pensa em estudar, ler uma documentação, construir aplicações para explorar a linguagem que está aprendendo.

    Hoje para desenvolvimento mobile, infelizmente vejo alguns “devs” que se acham rock stars (não vejo problema algum, a pessoa ter prestigio), porem não sabe nada alem de um CRUD, não quer responsabilidade alguma, pois se a aplicação não funciona “o problema não é meu”. Desculpe o desabafo, mas é complicado esbarrar com muita frequência com pessoas que não são profissionais.

    Tenho como certo para mim que, se a pessoa escolheu o ramo de TI para seguir, estudar é para o resto de sua vida e não somente durante 4 ou 5 anos da graduação, as vezes é ingrato pois você dedicou tempo e esforço para aprender algo, e em seguida terá que realizar todo o siclo novamente.

    Parabéns a todos os envolvidos no episódio, os pontos de vista, as dicas e os comentários foram muito válidos.

  • Bruno Rodrigues e Rodrigues

    Show muito legal!

  • Rafael

    Ótimo podcast! muito conteúdo com pessoas de mercado.
    Muita informação e aprendizado dentro de pouco tempo!

  • Weberth Fernandes

    Show de bola! Conheci a pouco o podcast e também já fico no carro ouvindo, mesmo quando já estou em casa. Ótimo trabalho.

  • Daniel Carlos Souza

    Perfeito! Muito bom mesmo!!